Cibersegurança e os seus principais desafios

Cibersegurança e os seus principais desafios
Foto Rawpixel

A Epsoft é uma empresa brasileira que há 38 anos atua no desenvolvimento de Software de TIC — Tecnologia da Informação e Comunicação. E nos preocupamos, principalmente, com a segurança da Informação e a consequente proteção de dados, as quais as organizações armazenam de forma tecnológica.

Nosso objetivo é apoiar em toda jornada de adequação a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados pessoais) e proteger as companhias de ataques cibernéticos, ou seja, a prática de proteger arquivos de informação encontrados em computadores, servidores, entre outros, cujo objetivo geral seja obter informações confidenciais de empresas ou indivíduos.

Nossos produtos tecnológicos também são responsáveis pelo monitoramento, mapeamento e armazenamento de dados, mantendo a sua integridade e evitando possíveis vazamentos, os quais podem ocorrer maliciosamente ou não.

Por mais que pareça algo muito além da nossa realidade, em 2022 o Brasil sofreu com mais de 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, segundo um levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet. Além disso, caso as informações sejam vazadas, a empresa perderá a confiança de seus clientes, abalando a sua reputação. Segundo a empresa americana Gartner, em uma matéria publicada pela Forbes, “cerca de 88% dos entrevistados consideram a segurança cibernética como um risco comercial e não apenas um problema técnico de TI”.

No Brasil, medidas já foram tomadas, como a instalação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a qual implica que todas as empresas devem se mobilizar para proteger seus dados. Assim, uma das maneiras de contribuir para essa adequação à lei seria investir em profissionais de cibersegurança. Essa profissão possui diversas áreas de atuação: segurança de rede, segurança de dados, segurança de nuvem, segurança de aplicação e segurança de terminais. Porém, mesmo com tanta diversidade, inúmeras companhias ainda não iniciaram o processo de adequação à LGPD — de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa RD Station, em 2021, apenas 30% das empresas finalizaram o processo de implementação da lei —, a área de cibersegurança ainda possui um grande déficit de profissionais. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Security Certifications Organization, a escassez de especialistas cibernéticos atingiu 4 milhões naquele ano.

💡

Porém, para a Gartner, isso irá mudar, pois a cibersegurança está deixando de ser um problema empresarial e está se transformando em um problema social. Ele prevê que “pelo menos 50% dos C-Levels terão requisitos de desempenho relacionados ao risco e gestão de segurança cibernética incorporados em seus contratos de trabalho até 2026. Isso afeta a pontualidade e a qualidade das decisões de risco das informações, que estão sendo cada vez mais tomadas por partes interessadas e fora da linha de visão da TI ou da segurança.”

Assim, a cibersegurança será cada vez mais cobiçada e necessária no meio comercial, e a empresa Epsoft está pronta para contribuir nesse processo por ser dotada de softwares que podem auxiliar sua companhia na proteção de dados: com o Data Discovery, realiza o mapeamaneto dos dados, com o Data Loss Prevention o monitoramento das ações realizadas pelos colaboradores com dados da sua organização e já o Storage Cloud realiza o armazenamento de dados em nuvem com criptografia. Para saber mais sobre eles, acesse nosso site e agende uma demonstração dos produtos.