Brasileiros estão menos preocupados em compartilhar dados financeiros

Brasileiros estão menos preocupados em compartilhar dados financeiros
Foto de Liza Summer

O número de brasileiros preocupados com a forma com a qual seus dados financeiros são usados diminuiu de 2021 para 2023. Este ano, cerca de um terço da população se mostrou alerta para a utilização das informações e menos da metade se sentiu insegura em relação a crimes envolvendo dinheiro e dados bancários.

💡

Preocupação dos brasileiros com dados financeiros

De acordo com uma pesquisa da Open Finance Brasil encomendada pela TecBan, o número de brasileiros preocupados com o paradeiro de suas informações financeiras, bem como sobre a proteção delas, diminuiu de 2021 para 2023.

  • A pesquisa foi realizada em maio, com mil pessoas que estavam inclusas no sistema bancário e possuíam internet.
  • Segundo o levantamento, em 2021, 45,8% das pessoas se preocupavam com a forma com a qual seus dados eram utilizados. O número caiu para 34% em 2023.
  • Já em relação à insegurança com crimes financeiros, o número foi de 48% em 2021 para 36% em 2023.
  • O medo da quebra de anonimato sobre os dados foi de 43% para 29%, e a preocupação com a falta de proteção com as informações caiu de 41% para 28%.
  • Os dados foram publicados pela Agência Brasil.

Ao mesmo tempo que a preocupação com o compartilhamento de dados diminuiu, o open finance aumentou. Estamos falando do compartilhamento de informações autorizadas entre instituições financeiras.

Conforme a pesquisa, este ano, 49% das pessoas que conhecem a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se sentem tranquilas para compartilhar esses dados.

No entanto, a recomendação ainda é ter cautela e usar somente canais oficiais da instituição financeira para compartilhar esses dados, além de ficar atento a e-mails, mensagens e SMSs suspeitos.

Fonte: Olhar Digital