A Proteção de dados e os impactos no Home Office

A Proteção de dados e os impactos no Home Office
Foto Tima Miroshnichenko

Um estudo realizado pela Robert Half, empresa global de consultoria de recursos humanos, revelou que 86% dos profissionais entrevistados querem trabalhar de casa mais vezes, após o fim da quarentena. A pesquisa realizada entrevistou mais de 800 pessoas. Desse número, 67% perceberam ser possível executar as tarefas remotamente; 49% consideram que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal melhorou sem o deslocamento para o trabalho; e 25% estão mais confortáveis com as tecnologias.

A proteção de dados vale tanto para o trabalho remoto quanto para o presencial. Porém, aqueles que trabalham de suas casas acabam tornando-se, em alguns aspectos, mais propensos a serem expostos a riscos e ameaças de seguranças de dados. Neste aspecto, é muito importante o investimento em tecnologia específica, que auxilie tanto na gestão de informações pelo RH, quanto na instrumentalização da gestão de dados com os quais os empregados lidam, permitindo uma maior autonomia com responsabilidade em relação às informações coletadas. Assim, a equipe da Epsoft trouxe informações as quais podem ser úteis para as empresas que optam por trabalho remoto conseguirem adequar-se a essa nova lei corretamente.

  1. Treino regular dos colaboradores sobre as melhores práticas e diretrizes para a produção de dados. Assim, com colaboradores cientes do papel que desempenham em manter os dados seguros, a empresa pode realmente garantir a conformidade com a lei, mesmo com a distância física entre seus trabalhadores.
  2. Acesso aos dados: Restringir o número de funcionários com acesso ao banco de dados, para protegê-los. Além disso, é essencial configurar a definição de direito de acesso de dados confidenciais, para evitar problemas futuros.
  3. Garantir a criptografia de dados, facilitando o seu armazenamento. Assim, caso ocorra alguma tentativa de hackeamento e vazamento de informações, os dados não serão facilmente perdidos.
  4. Dispositivos usados nessas funções: Os colaboradores que trabalham em casa podem utilizar seus próprios dispositivos, como smartphones e tablets. Porém, tais objetos de trabalho podem não conter todas as medidas de proteção de dados exigidas, o que pode tornar-se um grande problema, pois essa falta de segurança pode abrir espaço para vulnerabilidades perante a ameaças externas.
  5. Verificar todos os processos: analisar todos os meios utilizados e os processos realizados, para verificar se está sendo mantida a conformidade com a LGPD. Além disso, é importante ressaltar que a lei está sempre mudando, então é importante sempre manter-se atualizado de suas aplicações.
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A sociedade passa por um processo de mudança de cultura organizacional, na qual os meios tecnológicos vêm ganhando uma importância imensa sobre o nosso dia a dia. Por isso, é fundamental que todos os colaboradores tenham conhecimento e entendimento de que fazem parte das ações de proteção de dados e segurança da informação para não acontecer vazamento de informações as quais estão armazenadas em tais tecnologias. Assim, é essencial o investimento em ferramentas que serão utilizadas no auxílio da preservação dos dados, como o Data Loss Prevention (Software de Monitoramento de Dados) e o Data Discovery (Software de Mapeamento de dados) da Epsoft. Para saber mais, acesse nosso site e agende uma demonstração!